Home SIMULADOS Simulados de Fonética

Simulados de Fonética

91
0

Simulado de fonética para você avaliar seus conhecimentos sobre fonemas. São algumas questões de concursos públicos para você se preparar para outros provas de concurso. Além disso, as questões vêm com comentários para melhor compreensão do simulado.

A palavra "charuto" apresenta:

charuto” apresenta apenas um dígrafo “ch”, logo há sete letras e seis fonemas, pois a palavra ficaria "charuto".

Assinale a palavra que apresenta tantos fonemas quantas são as letras que a compõem:

A palavra “digno” apresenta cinco letras e cinco fonemas, logo ocorre a mesma quantidade de fonemas (sons que cada letra emite) e letras (tudo que é visualizado na palavra). Há dígrafo em “galho, adolescente, hoje”, por isso têm menos fonemas do que letras; em “tóxico" há mais fonemas do que letras (x = ks).

Em “alma, pinto e porque” temos:

Os dígrafos são contados como um fonema, pois são duas letras com um único som. Na palavra “alma”, todas as letras apresentam som “auma”; na palavra “pinto”, não se pronuncia a consoante “n”, pois forma um dígrafo: "in”; na palavra “porque”, o “u” não apresenta som “porke”, formando um dígrafo em “qu".

Em “charque ­ cantam”, existem:

“charque” apresenta dois dígrafos “ch­ qu”, logo há cinco fonemas: “xarke”, pois cada dígrafo é contado como um fonema. A palavra “cantam” apresenta apenas um dígrafo vocálico “an”, havendo cinco fonemas “cãtãu”. Lembre­se de que o dígrafo equivale a um som.

(91)

Deixe seu comentário aqui!
Ajude a compartilhar conhecimento

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *