Home SIMULADOS Simulado – Tipos de Sujeito

Simulado – Tipos de Sujeito

291
0

Só em um caso a oração é sem sujeito:

Alternativa “c”, pois é formada apenas pelo predicado e articula­-se a partir de um verbo impessoal (haver = existir). Nas demais frases há sujeito: dez dias; um paciente e sujeito oculto "ele".

Assinale a alternativa em que o sujeito está INCORRETAMENTE classificado:

O sujeito inexistente é formado apenas pelo predicado e articula­-se a partir de um verbo impessoal. É possível constatar que essas orações não têm sujeito. Dessa forma, a alternativa “d” é uma oração com sujeito determinado, pois pode ser identificado com precisão por meio do verbo, tendo o sujeito oculto "nós".

O sujeito destas orações respectivamente são: "Faz dez anos que cheguei aqui."

Oração Sem Sujeito: é formada apenas pelo predicado e articula­-se a partir de um verbo impessoal: fazer = a tempo decorrido. Quando o pronome reto "eu" se esconder no verbo, teremos um sujeito oculto, ou seja, elíptico.

Das alternativas abaixo, somente uma NÃO apresenta sujeito indeterminado. Identifique­-a:

O sujeito indeterminado ocorre em dois casos: quando o pronome reto “eles” se esconde no verbo, ou quando há presença do índice de indeterminação. Na letra “a” o sujeito está claro e posposto ao verbo, bastando colocar a frase na ordem direta: “Fatos muito curiosos sucederam ali”. Sempre questione o verbo para encontrar o sujeito: O que sucedeu?

O sujeito não é indeterminado:

Para que o sujeito não seja indeterminado, deve ocorrer a presença da partícula apassivadora “se”, isto é, a frase se encontrará na voz passiva sintética. Quando ocorrer (precisa-se de; confia­-se em; necessita­-se de), o sujeito será indeterminado, já que o pronome “se”, nesses casos, é um índice de indeterminação. Note que os verbos são transitivos indiretos. Já na letra "b", tem­-se sujeito simples "a casa".

Simulados comentados de questões de vários concursos públicos. Neste simulados, você fará questões sobre tipos de sujeito, podendo avaliar seus conhecimentos sobre esse assunto. Após cada alternativa, há um comentário para você revisar o conteúdo e fixar ainda mais a matéria.

(291)

Deixe seu comentário aqui!
Ajude a compartilhar conhecimento

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *