Home SIMULADOS Simulado de Regência Verbal

Simulado de Regência Verbal

302
0

A regência do verbo “proceder” contraria a norma culta da língua:

“Procedo a um inquérito”, no sentido de “dar início”, pede a preposição “à ­ ao”, porém sem crase. O verbo “proceder” pode apresentar sentido de “dar início, ter fundamento, origem, ou apresentar advérbios de modo”.

Se é que alguém consegue ter subconsciente assistindo à televisão”. O verbo assistir foi empregado com esse mesmo sentido na seguinte frase:

Verbo “assistir", quando tem sentido de "ver ou presenciar", pede a preposição “ao, a": Meus vizinhos assistiram ao acidente e ficaram muito perturbados.

A alternativa correta quanto à regência verbal:

“Quem prefere, prefere uma coisa à outra.” Não há crase, pois o “a” se encontra antes de verbo no infinitivo “dirigir”. Lembre­-se de que não se empregam as expressões “mais, que, do que” com o verbo preferir.

Assinale a substituição errada:

Quando o objeto é indireto não representado por pessoa, não admite a substituição pelo pronome "lhe". Devemos substituir por “a ele”, “a ela”. O pronome “lhe", em regra, é para substituir “pessoas”, já a expressão “a ele” pode ser tanto para pessoas quanto para coisas. O correto seria: Aspiro a ele.

Assinale a alternativa incorreta:

No sentido de “almejar”, o verbo "visar" pede um objeto indireto, ou seja, um termo seguido de preposição: Ele visou ao concurso.

Aprenda regência verbal com questões de concursos públicos anteriores. Cada questão vem com gabarito e com comentário para você analisar seus acertos e revisar toda a matéria de regência.

(302)

Deixe seu comentário aqui!
Ajude a compartilhar conhecimento

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *