Home SIMULADOS Simulado de Crase

Simulado de Crase

397
0

____ dois anos foi criado, na região de Irapé, um projeto de cursos, para dar capacitação profissional ____ pessoas que quisessem ter uma ocupação, como Maria Rodrigues, que aprendeu ____ fabricar queijos. A opção que preenche corretamente as lacunas é:

Emprega­se “há”, já que apresenta ideia de tempo passado; na segunda lacuna, basta fazer a troca por outra palavra masculina: “Dar capacitação profissional aos homens”; na terceira lacuna, não há crase, pois é proibido usá­la antes de verbo no infinitivo.

Advertisement

___mais de meio século se iniciou a indústria petrolífera no Brasil.______partir de então, muitas pessoas tendem _______pensar que o petróleo aqui encontrado pertence___nação brasileira.

Emprega­se o “há”, pois apresenta ideia de tempo passado; não se emprega a crase antes de verbo no infinitivo “partir – pensar”; uma coisa pertence “à outra”, logo o termo “nação" virá precedido de crase.

Advertisement

Não vai ___ recepções, _____festas, nem ____ reuniões escolares.”

Não se emprega a crase antes de palavras no plural, a não ser que o “a” também esteja no plural. Nesse caso, ocorre apenas preposição.

Advertisement

___ medida que o tempo passava, ela ficava mais nervosa, ___espera de uma intuição que__levasse___fazer__ escolha.

Emprega­-se crase nas locuções conjuntivas: “à medida que, à proporção que”; emprega­-se a crase nas locuções prepositivas femininas: “à espera de, à procura de”; não se emprega a crase, pois se trata de um pronome oblíquo que equivale ao pronome reto “ela”; não se emprega a crase antes de verbo no infinitivo; “a decisão” faz papel de objeto direto, logo não há crase.

Advertisement

Os incêndios florestais que ocorrem ___ partir de agosto caminham em direção ___ grandes cidades e tendem ___ se alastrar pela região.

Não se emprega a crase antes de verbo no infinitivo; “às grandes cidades” exerce função de complemento nominal, por isso deve ocorrer a crase; não se emprega a crase antes de pronomes.

Simulado de crase composto de cinco questões de provas de concursos públicos anteriores. Aprenda gramática com questões de concursos e com os comentários do Professor Leo.

(397)

Deixe seu comentário aqui!
Ajude a compartilhar conhecimento

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *