Home SIMULADOS Onde e Aonde

Onde e Aonde

124
0

“Entre os vestibulandos, existem pessoas que não se sabe ________ vêm, _______ trabalham, nem _______ irão após a conclusão do curso”.

O termo “donde” é empregado quando apresentar ideia de “origem, procedência”; “onde” quando não houver “movimento, ação” e é empregado quando se refere a lugares concretos; “aonde” é empregado sempre quando houver ideia de “movimento”. Para isso, deve­-se ater aos verbos.

O pronome “aonde” está correto em:

Sempre que o verbo apresentar ideia de movimento, como os verbos: “chegar, ir”, empregaremos “aonde”. Note que esses verbos pedem a preposição “a” a qual se une ao “onde”. Nos demais casos empregam­-se "onde".

Quais os pronomes completam as lacunas: I. Não imagino o lugar ____chegaremos. II. Pouco importa o lugar ______ vamos.

O verbo "chegar" denota ideia de movimento, logo deve ser empregado "aonde". Uma dica é sempre gravar "a = andar", o qual estará ligado ao verbo. O verbo "ir" também apresenta ideia de movimento. Por isso, deve­-se empregar "aonde".

Assinale a alternativa incorreta:

Deve­-se empregar “onde”, o qual se refere a lugares fixos, concretos. O termo “aonde” é empregado quando apresenta ideia de “andar, ação, movimento”. O verbo "morar" não denota "movimento", mas lugar "fixo".

Simulados de onde e aonde para você avaliar seus conhecimentos. Após cada questão, há o comentário da questão para melhor fixação. Aprenda por meio de questões e revise a matéria de ortografia.

(124)

Deixe seu comentário aqui!
Ajude a compartilhar conhecimento

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *