Home Redação Como deixar sua redação concisa?

Como deixar sua redação concisa?

55
1

O que é ser sucinto?

Ser sucinto é uma das principais características de um bom texto. O aluno deve procurar informar o leitor sem fazer rodeios. Para isso, é necessário tirar as palavras desnecessárias, os adjetivos supérfluos, retirar os termos que não acrescentam nada ao texto, evitar o uso excessivo de advérbios, procurar ser direto nas informações. Ser sucinto é saber transmitir uma mensagem em poucas palavras. Após fazer seu rascunho, releia a redação e retire todos os vocábulos ou expressões desnecessários.

Atualmente, fala­-se muito, nos dias de hoje, sobre um problema muito discutido pela sociedade que é a corrupção que vem crescendo em vários setores públicos. Os cidadãos sabem que cada dia mais o dinheiro público é desperdiçado em várias obras que não são necessárias. Portanto, deve­-se, então, que o governo crie políticas eficazes para que a corrupção não cresça.

Vamos agora reescrever o mesmo texto, entretanto de forma concisa e clara.

A corrupção – tema muito discutido pela sociedade – cresce por todos os setores públicos, pois os cidadãos sabem que o dinheiro público é desperdiçado com obras supérfluas, além do superfaturamento delas. Então, o governo deve tomar medidas eficazes para inibir tal ação.

Perceba que os dois textos tratam do mesmo conteúdo, entretanto no primeiro há vários rodeios, frases ou expressões inúteis; já no segundo texto, ocorre a objetividade do conteúdo. Note que mesmo suprimindo alguns advérbios, orações, expressões, o texto ficou claro e objetivo.

Uma boa redação não está na quantidade de linhas escritas, mas na forma em que se transmitem as informações. Não adianta escrever 30 linhas se o texto não é conciso! A nota de sua redação se centraliza no conteúdo redigido, por tal razão, é indispensável a concisão.

Como ser sucinto?

1. Evite o uso excessivo de advérbios

Procure fazer frase na ordem direta (sujeito + verbo + complemento verbal + adjuntos adverbias). O uso de adjuntos adverbiais intercalados na frase em todo momento faz com que a leitura fique cansativa; empregue os advérbios apenas quando for necessário para a clareza do texto.

Atualmente, no mundo moderno, as pessoas vivem constantemente a procura de bens materiais.
Constantemente, as pessoas vivem a procura de bens materiais.

2. Evite muitos adjetivos 

Os adjetivos ajudam realmente na clareza do texto, mas devem ser empregados com moderação; muitas vezes, podemos retirá-los da frase sem prejudicar a informação essencial. 

Os alunos estão bem capacitados e bem preparados para as provas difíceis e complexas.
Os alunos estão bem capacitados para as provas difíceis.

3. Evite locuções verbais e tempos compostos

As locuções verbais ocorrem quando empregamos dois ou mais verbos com função de um único verbo; normalmente, podem ser substituídas por um verbo, deixando o texto mais objetivo.

O governo vai liberar mais dinheiro para a área da educação.
O governo liberará mais dinheiro para a área da educação.

4. Evite escrever na ordem indireta

A ordem direta é formada por (sujeito + verbo + complemento verbal + adjuntos adverbias); ao empregá-la, o texto fica bem mais claro e entendível. Já a ordem indireta é quando alteramos os termos, exigindo do leitor mais atenção e mais tempo para compreender a informação.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante.
As margens plácidas ouviram o brado retumbante de um povo heroico.

5. Evite escrever na voz passiva

A voz passiva é quando mudamos o agente da ação verbal; quando a empregamos em uma redação; o leitor deve, ao ler o texto, voltar a frase para a voz ativa a fim de que a informação seja mais clara.

Foram feitos pelo último presidente dezenas de obras.
O último presidente fez dezenas de obras.

6. Evite locuções adjetivas

As locuções adjetivas são formadas por (preposição + substantivo), podendo normalmente ser trocadas por um adjetivo. Com isso, o texto fica mais claro e também sucinto.

A maioria dos problemas de hoje são causados pela ação do homem.
A maioria dos problemas atuais são causados pela ação humana.

7. Informações iguais.

Informações iguais é quando empregamos palavras que são sinônimas, deixando o texto prolixo. É muito comum vermos isso quando adicionamos informações:

A aluna é muito bonita e também linda.
A aluna é linda.

Como aplicar as dicas ao texto?

Faça sua redação normalmente, após terminar de redigir seu rascunho, leia o texto e elimine algumas expressões desnecessárias ao longo do texto. Espere alguns minutos e releia o rascunho e faça a releitura do texto a fim de eliminar mais palavras ou expressões inúteis. Perceberá que a cada leitura feita você conseguirá deixar sua redação mais sucinta.

A maioria dos alunos não tem o hábito de reler o rascunho e eliminar palavras; eles tendem a passar a limpo sem analisar a clareza e a objetividade do texto. Para que você faça a diferença, leia duas vezes o rascunho e sempre procurando deixar o texto o mais claro e sucinto possível. Não se preocupe com o tamanho do texto, já que não é um texto maior que deixará sua nota melhor.

Agora, você já consegue deixar sua redação mais sucinta com essas dicas do Professor Leo. Basta aplicá-las em seu texto e com o tempo notará a diferença em suas redações.

(55)

Deixe seu comentário aqui!
Ajude a compartilhar conhecimento

Comment(1)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *