Home Teoria Acentuação Gráfica

Acentuação Gráfica

55
0

TIPOS DE ACENTOS

Nesta videoaula, aprenderemos quais são os tipos de acento presentes na língua portuguesa. Os acentos indicam, normalmente, que tal sílaba tem uma tonicidade diferente.

Acento agudo – Usado para indicar a tonicidade de uma sílaba tônica, podendo ser empregado nos monossílabos, nas oxítonas, nas paroxítonas e também nas proparoxítonas:

 – ca – nível – médico

Acento circunflexo – Usado para indicar que a sílaba também é tônica, todavia indica o som aberto sobre as vogais “a, e, o”, as demais vogais não recebem acento.

Avô – crisântemo – vê

Acento grave – Lembre-se que não existe acento crase, já que a crase é a fusão de dois “as”, sendo formado por (a) preposição por estar ligado à regência do verbo e (a) artigo por acompanhar o substantivo feminino. Para indicar que houve a crase, emprega-se o acento grave:

Fomos à festa ontem.
Chegarei à noite.

Til – Usado para indicar o som nasalizado das palavras, ficando, normalmente sobre as vogais “a, o”, também é conhecido como notação léxica.

Órfã – bênção – poluição – corações

Trema – Hoje, não se emprega mais em substantivos comuns, apenas para indicar nomes próprios:

Mülher

QUANTO À CLASSIFICAÇÃO DAS SÍLABAS

Monossílabo – É quando a palavra apresenta apenas um sílaba, sendo acentuadas as terminadas em “a, e, o” com ou sem “s“; já as demais terminações não levam acento.

Lá – fé – pó 
Ti – Ju – mim 

Oxítona – É quando a sílaba recai na última sílaba, sendo acentuadas as terminadas em “a, e, o, em” seguidas ou não de “s“; o restante não leva acento:

Amapá – café – cipó – também – parabéns
Caju – parati

Paroxítona – É quando a sílaba tônica recai na penúltima sílaba, sendo acentuadas todas que não terminem em “a, e, o, em, ens“, isto é, todo o restante será acentuado. Note que é o contrário das regras das oxítonas:

Táxi – bíceps – nível – açúcar – júri – álbum – ônix – ímã – órfão – secretária
Item – polens – parede – gratuito – rubrica – itens

Proparoxítona – É quando a sílaba recai na antepenúltima sílaba, sendo acentuadas todas, isto é, qualquer palavra cuja terceira sílaba seja tônica será acentuada:

Médico – público – psicológico – matemática

ACENTUAÇÃO NOS VERBOS

Os verbos também recebem acento gráfico, falarei agora como você deve acentuá-los.

Ter e Vir – São acentuados quando o sujeito verbo estiver no plural; caso o sujeito esteja no singular, não serão acentuados.

1. Ela tem estudado muito para o curso de medicina.
2. Elas têm estudado muito para os concursos públicos.

1. O garoto vem para a aula hoje.
2. Os garotos vêm para o curso.

Deter – Conter – Provir – Convir – Verbos derivados dos verbos “ter ou vir” receberão acento gráfica, devendo receber o acento agudo para indicar o singular e acento circunflexo para indicar o plural.

1. As videoaulas do curso contêm muitas dicas de concursos.
2. A videoaula do curso contém muitas dicas de concursos.

1. Não provém tal argumento.
2. Não provêm tais argumentos.

Crê – Dê – Lê – Vê – Os verbos “credelevê” recebem acento gráfico quando o sujeito está no singular, caso o sujeito esteja no plural, não serão acentuados. Lembre-se também de que com as novas regras ortográficas, não se acentuam letras iguais.

1. Ele crê em tudo que é falado por mim.
2. Eles creem em tudo que é falado por mim.

ACENTOS DIFERENCIAIS

Acento diferencial É empregado para diferenciar uma palavra da outra, sendo considerado nessas regras as palavras:

Por = preposição
Pôr = verbo

Quando “pôr” for verbo, poderá ser substituído por “colocar”; caso não seja possível tal troca, haverá um mera preposição.

Pode = presente
Pôde = passado

Note que em ambos os casos, os termos indicam um verbo, todavia o termos em acento indica verbo no tempo presente; o outro, um verbo no passado.

Ditongos abertos: Ocorre apenas nos ditongos “éu, éi, ói”; os demais não levam acento. Lembre-se também de que só são acentuados os ditongos quando se encontram na posição das oxítonas ou quando são monossílabos.

Céu – dói – réis
Chapéu – herói – anéis

Certamente, você agora consegue entender melhor a matéria de acentuação gráfica e se sair bem nas provas de concursos públicos e vestibulares. Basta revisar o conteúdo e assistir às videoaulas em nosso curso online. Após isso, faça simulados a fim de revisar todo o conteúdo estudado, já que a prática o levará à perfeição.

(55)

Deixe seu comentário aqui!
Ajude a compartilhar conhecimento

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *